Técnica: envelopamento de carros motos e outros

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Envelopamento de carros motos e outros

Técnica que basicamente envolve em cobrir algumas partes do carro (ou completo) com uma película adesiva fosca ou colorida, no Brasil o envelopamento existe a muitos anos, a técnica começou com envelopamento da coluna das portas o famoso efeito “Fibra de Carbono”, depois da coluna vieram os retrovisores.
Por se tratar de lugares pequenos, a quantidade utilizada para cobrir essas partes é pequena, começou a se popularizar e ganhar espaço no carro. Nos últimos 3 anos é possível observar a crescente demanda de carros envelopados no capô, teto ou completo, o custo inicial para o envelopamento é de R$ 350,00 (somente o teto) para o capô acredito que o valor serja bem próximo disso.
A duração da camada envelopada é de aproximadamente 2 anos, quando aplicada em condições extremas (sol todos os dias e quando não há limpeza adequada do carro). O envelopamento dá um efeito mais agressivo ao carro, porém sua aplicação exige alguns cuidados.



Ao envelopar somente o capô:
Cuidado ao viajar com o carro, a película não protege o carro de riscos profundos, sendo assim aquelas famosas marcas de pedra para carros que viajam muito irão rasgar a camada aplicada no capô e com isso você terá que remover todo o envelopamento e refazer o serviço.
Uma solução prática para proteger a frente do carro é uma capa de couro que é vendida em lojas de acessórios, porém o custo médio da capa é de R$ 350,00, somando com o valor do envelopamento o custo poderá ficar um pouco acima do orçamento.
Ao envelopar o Teto:
Observar se o teto não possui pequenos amassados, que podem ser causados por frutas ou objetos que batem no teto, meu colega teve o teto da Parati amassado por uma boneca que caiu do quinto andar do prédio de onde ele mora, o teto do Cerberus possui uma pequena marca de uma semente de qualquer coisa que caiu na praia, quando o aplicador passar o envelope, se o material não for bom, poderá ficar com uma bolha no local e com isso a durabilidade do teto será menor.
Ao envelopar o carro inteiro:
Temos um grande problema, se o carro não for preto você deverá dar andamento no processo de alteração de cor do veículo e se submeter a uma vistoria no Detran do seu município, hoje existem soluções para carros diferentes de preto… as películas foscas, são transparentes, alteram somente o brilho do carro. O grande problema da película transparente é que são raras de encontrar e normalmente custam mais caro do que a famosa preto fosco.
Indiferente da da cor, o processo é o mesmo, deve-se desmontar todo o carro (parte externa), parachoques, maçanetas e lanternas e faróis, existe um risco da montagem não ser feita de forma correta, eu posso falar por experíência própria que raramente lojas de acessórios montam um parachoque corretamente, principalmente se o parachoque alguma vez na vida sofreu uma colisão (por menor que seja).
Faltaram parafusos e com certeza a cola de vidro ou silicone será utilizado para prender um componente mais chato de ser preso. Eu vi uma Captiva sendo envelopada de branco (o carro era preto) e o processo estava caminhando para a segunda semana de trabalho árduo do aplicador. Com a popularização do processo de envelopamento alguns aplicadores “teco teco” fazem um serviço porco, cansei de ver carros com pedaços descolando ou com remendos mal feitos, com diferença de cor nas mais diversas partes do carro.
Minha recomendação é levar em um lugar bom, conhecido ou indicado e ver carros pessoalmente… por foto o portifólio sempre é bonito, porém pessoalmente a situação muda. Visite a loja e veja se ela oferece um lugar ideal para aplicar a película…. já imaginou um tucho de cabelo por baixo da camada?
O envelopamento protege a pintura? Sim protege e ao retirar não estraga a pintura do carro, porque a cola utilizada é própria para carros.
É caro porém ainda chama atenção… mas vamos para algumas indicações.
a) Não envelope carro quadrado, parati, voyage, gol, etc
b) Carro hatch fica realmente estranho, envelopamento é legal para carros do tipo Sedans ou Barcas…. C4 Pallas, Fusion, Corolla, Civic, Vectra
c) Coloque uma roda cromada ou uma roda diferente (aro maior, pintada de fosco, cinza, preto ou branco)
d) Envelopamento só fica legal em carro limpo, não deixe ele sujo ou o investimento gasto com a camada será jogado fora
Como o Contran trata este assunto?
Quando uma cor diferente daquela registrada no documento do veículo tiver predomínio, será preciso fazer a regularização junto ao órgão responsável.
RESOLUÇÃO Nº 292, DE 29 DE AGOSTO DE 2008
Dispõe sobre modificações de veículos previstas nos arts. 98 e 106 da Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro e dá outras providências.
Art. 3º As modificações em veículos devem ser precedidas de autorização da autoridade responsável pelo registro e licenciamento.
Parágrafo único: A não observância do disposto no caput deste artigo incorrerá nas penalidades e medidas administrativas previstas no art. 230, inciso VII, do Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 14 Serão consideradas alterações de cor aquelas realizadas através de pintura ou adesivamento em área superior a 50% do veículo, excluídas as áreas envidraçadas.
Parágrafo único: será atribuída a cor fantasia quando for impossível distinguir uma cor predominante no veículo.
Veja na integra o conteúdo –> Resolução 292.

Vejam este vídeo da 3M de como é realizado o processo de envelopamento automotivo.

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